Casa Turquesa Maison d’Hôtes é o destino ideal para dias relaxantes

Hotel boutique é destino cobiçado para quem deseja conhecer Paraty de forma esplêndida

 Foto: Divulgação

A Casa Turquesa Maison d’Hôtes é um hotel boutique contemporâneo de luxo localizado no coração de Paraty. Sim, no coração, pois sua localização está não só de frente ao histórico porto – onde até hoje a energia da cidade pulsa em sua tropicalidade – mas também está próximo as principais atrações do centro histórico. No mais, podemos dizer que o casarão também está no coração dos paratienses, afinal, a icônica casa é em si uma atração e exemplo impecável da arquitetura colonial.

O lugar, é um dos primeiros hotéis boutiques da cidade, firmando Paraty como um destino de luxo ao abrir suas portas com um serviço sob medida, se tornando referência para o mercado nacional em hotelaria de luxo. Apresentando um serviço exclusivo aos hóspedes, fornecendo um atendimento que prima na elegância, descontração e luxo pé no chão brasileiros – com um élan tropical em sintonia com as mais refinadas práticas em hotelaria – o hotel coleciona em seus onze anos de história muitos elogios, clientes fieis do mundo inteiro e muitas aventuras e novidades para dividir.

O casarão restaurado que abriga o hotel boutique possui 9 quartos com vistas inigualáveis da cidade e do casarão. A entrada do local, por suas portas em marcenaria típica do casario colonial de Paraty, pintadas em azul turquesa, fica de frente ao mercado de peixes da cidade e ao porto de Paraty. O casarão segue o estilo de arquitetura histórica colonial com sua construção elevada sobre o passeio para evitar infiltrações das regulares inundações. Este fenômeno pode ser visto tanto da porta de entrada quanto do outro lado do casarão – em um dos momentos mais aguardados pelos visitantes.

 Foto: Divulgação

Inaugurado em 2008, o casarão do século XVIII passou por extenso processo de restauração que reproduziu em sua integridade o original que existiu ali e que foi danificado por um incêndio em meados dos anos 70. O projeto de restauração ficou sob os cuidados do especialista em casario colonial, o arquiteto Renato Tavolaro.

O conceito de se criar um espaço amplo porém intimista foi um desafio que valeu a pena. O hotel que preserva as paredes de pedras e óleo de baleia – método de construção da época – conta com suas 9 suítes exuberantemente decoradas em tons de azul, amarelo ouro, verdes e brancos que são harmonizadas com uma paleta de cores naturais das madeiras e pedras recuperadas na restauração e texturas conferidas pelo exótico jardim com frondosas árvores frutíferas, orquídeas e bambus. Nos quartos, divididos entre máster e luxo, pode-se encontrar lençóis divinamente brancos da marca de luxo brasileira Trussardi de puro algodão egípcio 600 fios. Com detalhes nas cores que permeiam a identidade visual da casa, os quartos de decoração exclusiva para cada um, contam com mosquiteiros feitos sob medida para o hotel por artesãos do sul da Bahia, obras de arte de artistas nacionais e internacionais e ceramistas paratienses. Os mimos nos quartos continuam com chapéus e bolsas de palha no estilo caiçara chic com detalhes de bordado turquesa feitos pelas famosas bordadeiras da praia do Sono, chinelos Havaianas customizados em turquesa para cada hóspede, galochas para os dias de chuva ou inundação e toalhas para os dias de praia.

 Foto: Divulgação

A experiência na Casa Turquesa se torna única pelo seu aspecto intimista – afinal, o luxo está na experiência, no conversar com a anfitriã e na simples elegância dos serviços sempre disponíveis e não intrusivos que faz o hóspede se sentir em casa e livre para explorar os espaços criados no casarão. Uma estadia ideal para comemorações, encontros de negócios, vivências e celebrações. Na quietude à beira da piscina, pode-se também observar o céu estrelado dos trópicos, propiciando aquele sentimento de que você pode viver aquele momento eternamente.