Jaguaribe Lodge & Kite

A 130 km de Fortaleza, Jaguaribe Lodge & Kite deu novo cenário a pitoresca cidade de Fortim, agregando luxo e sustentabilidade ao turismo cearense

 

Foto: Divulgação

Na cidade de Fortim, em uma área de 80 hectares com uma extensão de 1,5 km de praia, onde o rio se encontra com o mar, está o Jaguaribe Lodge & Kite, um hotel com projeto arquitetônico único e que transformou o turismo da “Rota das Falésias”, ou da Costa do Sol Nascente, como é conhecida entre os cearenses.

Com apenas 22 bangalôs, todos com vista para o mar, e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas, o hotel oferece uma experiência impar de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte.

O hotel foi idealizado pelos empresários franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, mesmos fundadores do primeiro e luxuoso hotel de Fortim, o Vila Selvagem, que se encantaram pela beleza do município e enxergaram o potencial turístico do jovem Fortim.

“Quando vi essa natureza intocável, com a visão das dunas de Canoa Quebrada, o rio Jaguaribe, navegável e com imensos canais maravilhosos com peixes, ostras, frutos do mar e tudo a um braço de mergulho, eu imediatamente percebi que este local guardava um potencial turístico esplendido. É inimaginável que toda esta exuberância esteja a sete horas de voo direto da Europa comenta Jean-Michel Chaufour, sócio fundador.

 

Foto: Divulgação

Projetado para manter a cultura local sempre presente e a natureza preservada, a estrutura do Jaguaribe Lodge é feita em madeira reflorestada, e foi construído de forma suspensa, justamente para manter as dunas do local intocadas. A cobertura é feita com palhas de carnaúba, árvore típica da região.

Todos os lodges possuem muxarabis, que permitem a abundante circulação da brisa fresca do mar e dispensam o uso de ar condicionado, diminuindo assim a emissão de poluentes no ar.

O hotel também se destaca pela estrutura voltada ao kitesurf. “O rio Jaguaribe, abrindo para o oceano, oferece um braço de mar excepcional para a aprendizagem do kitesurf”, comenta Celian Chafour, sócio fundador. O empreendimento ganhou titulo de centro de Kite Surf Internacional IKO, e oferece aulas para iniciantes e locação de equipamentos. Graças ao vento constante e a temperatura da água de 28 graus durante o ano todo, o local é um verdadeiro paraíso para kitesurfistas.

  

Estrutura

Os 22 amplos Lodges construídos sobre palafitas e amplamente abertos para o mar, são divididos em Lodge Oceano (casal), que acomodam até 4 pessoas e Lodge Família (quarto duplo), que acomodam até 6 pessoas.

O hotel também possuí um restaurante com vista para o mar, um bar espetacular em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso.

Sustentabilidade e legado para comunidade

A chegada do Jaguaribe em 2017 passou a mudar o cenário de Fortim. Com uma proposta voltada ao turismo sustentável, onde toda estrutura foi feita com madeira reflorestada e para aproveitamento da ventilação natural, sem a necessidade de ar-condicionado, mostra a consciência em preservar os recursos da natureza sem gastos de energia. Sua construção sobre palafitas, feitas de modo que não atrapalhassem o movimento das dunas, além do reuso de água para regar as plantas, reforçam o compromisso do hotel com a sustentabilidade, que também é refletida na geração de empregos diretos e indiretos, na capacitação de mão de obra e incentivo a arquitetura e artesanato local. Novos negócios como bares e restaurantes, assim como novas residências, crescem e seguem a identidade e consciência sustentável proposta pelo hotel.

Algumas áreas da região foram revitalizadas e, em setembro, Jean Michel inaugurou o Dojô das Artes, um local para aprendizado de artes marciais e yoga para a comunidade. As continuas campanhas de sensibilização para separação e reciclagem representam um trabalho continuo para preservar a fauna e a flora da região, contribuindo para o desenvolvimento integrado com a comunidade.

Padaria La Boulangerie

Inaugurada no inicio deste ano, a La Boulangerie trouxe para costa leste do Ceará a referência do que há de melhor na panificação francesa.

Fabricados na padaria dentro do hotel, com a tradicional técnica levain, e com uma ampla variedade que vai do estilo baguette, ciabatta, brioche, pain de campagne, aos deliciosos croissants e pain at chocolate, a padaria, que era restrita aos hóspedes dos hotéis Jaguaribe Lodge e Vila Selvagem, agora está disponível para Fortim e região.

Trabalhando sob encomenda, com opção retirada no local ou pelo sistema delivery, a La Boulangerie oferece ao público produtos elaborados com farinha proveniente do trigo 100% francês (selo CRC – Cultura Sustentável Controlada) e produzidos com a técnica de fermentação natural, que tem a vantagem de não ter aditivos químicos, respeitando o meio ambiente e a saúde do consumidor, inclusive agindo em uma melhor digestão.

“Adoro cozinhar, e sempre sonhei em ter um local para fazer pães naturais e com receitas que aprendi na França. Após conhecer novas técnicas de panificação, hoje posso oferecer aos hóspedes o que há de melhor e mais saudável em nosso café da manhã”, comenta Celian Chaufour.

Ampliação e novo aeroporto

Os empresários planejam aumentar a quantidade de lodges para o próximo ano e, com o início das operações no aeroporto de Aracati, que está a 20 km do hotel, deve contribuir ainda mais para o potencial turístico da região.

“Já́ sentimos uma diferença com a ampliação de voos diretos internacionais no aeroporto de Fortaleza, mas certamente, com a abertura do aeroporto de Aracati, receberemos mais brasileiros, que desejam conhecer melhor as belezas do Ceará. A costa leste, conhecida como a rota do sol, tem um grande potencial”, completa Celian Chaufour.

Roteiros de Charme

Fundada em 1992, a Associação dos Hotéis Roteiros de Charme reúne mais de 70 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos localizados no Brasil. Para fazer parte da associação os estabelecimentos devem seguir rígidos critérios em relação ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade socioambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável.

O primeiro hotel localizado no Ceará a fazer parte dos Roteiros de Charme foi o Vila Selvagem. Também localizado em Fortim, na praia de Pontal do Maceió́, o hotel foi criado para quem busca uma experiência de luxo, arte e alta gastronomia. Agora, com apenas dois anos de existência, o Jaguaribe Lodge agrega seu perfil luxo- sustentável a seleta lista dos Roteiros de Charme.

 

Serviço:

Hotel Jaguaribe Lodge & Kite

Endereço: Rua Praia Canoé – Pontal de Maceió, Fortim, 62815-000 – Ceará.

Telefone e Reservas: (88) 9 8121-0441 reservas@jaguaribelodge.com e site.

Instagram: @jaguaribelodge

Facebook: www.facebook.com/jaguaribelodge